terça-feira, 1 de abril de 2014
Plano de ensino-aprendizagem
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
PROJETO AMBIAL
JUSTIFICATIVA
Desejando contribuir efetivamente na formação do aluno a escola buscou subsídios que se somassem ao tempo de ensino regular do mesmo. Desta forma, o projeto Ambial vem para contribuir na construção do ser humano em sua totalidade.
Alicerçado nos quatro pilares da educação aprender a conhecer, fazer, conviver e ser sustentamos os ideiais do projeto. Aprender a conhecer é compreender o mundo que nos rodeia, é aprender; aprender a fazer diz respeito a saber por em prática os conhecimentos que chegam até nós; aprender a conviver é ação, solidariedade permitindo as relações serem mais justas e solidárias, por fim, aprender a ser é a essência do ser humano.
Conforme dados da Secretaria de Estado da Educação (2008)
Surgiu a partir do ideal de escola que oportuniza vivências significativas, ou seja, vivências que tornam o aluno protagonista de suas ações para transformar a realidade física e social.O AMBIAL é um Projeto de cunho educacional e tem como objetivo desenvolver trabalhos e atividades educativas com toda a comunidade escolar visando a promoção de hábitos alimentares saudáveis e cuidados com o ambiente.
A comunidade na qual a escola está localizada apresenta alto índice de carência e baixo desenvolvimento social. A maioria dos alunos estão inseridos na realidade de comunidades do interior e o desenvolvimento de oficinas que unam teoria e prática poderão contribuir para o desenvolvimento na propriedade dos pais ou ainda contribuir para o bem estar da comunidade.
Cultivar a horta, embelezar a escola (jardim), reaproveitar alimentos, reciclar materiais, praticar atividades físicas, vivenciar a arte e cultura regional aliando prática e teoria serão algumas das atividades desenvolvidas oportunizando melhoria na qualidade de vida, bem-estar físico e mental, diminuição do impacto na natureza, oportunidade de saber e possível aplicação futura para ganho de renda e sustentabilidade.
OBJETIVO GERAL
• Oportunizar aos alunos vivências que primem pela qualidade de vida, promoção da saúde, sustentabilidade, iniciação à pesquisa e linguagem contribuindo para o aprimoramento de leituras de mundo em sua formação enquanto cidadão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Instigar os alunos a perceber a realidade que os cerca, sua cultura, sua comunidade, a sociedade e o mundo por meio de leituras de diferentes gêneros textuais, desenvolvendo a linguagem;
• Construir, expressar-se e comunicar-se em artes em suas diferentes linguagens por meio de pesquisa, fruição e produção a partir da arte e cultura regional;
• Oportunizar aos alunos a iniciação à pesquisa teórica e de campo;
• Conscientizar os alunos acerca da importância da educação física para seu cotidiano e sua história e evolução.
CONTEÚDOS
Apresenta-se nos quadros abaixo os conteúdos a serem trabalhados em cada eixo durante o ano letivo. Também o projeto Ambial participará da execução dos projetos previstos no Plano Anual de Trabalho Escolar Anual.
Linguagem Arte e cultura Iniciação a pesquisa Esportes
Gêneros textuais Reciclagem Pesquisa de campo Esportes coletivos e cooperativos
Apoio pedagógico Cultura regional informática Recreação
Ações eixo norteador Reaproveitamento de alimentos Horta e ajardinamento Jogos de mesa e de quadra
METODOLOGIA
O projeto acontecerá sob a forma de oficinas sendo algumas fixas e outras alternativas conforme programação da escola (Plante) e dos eixos (datas comemorativas).
SEGUNDA-FEIRA QUARTA-FEIRA
1ª aula Apoio pedagógico/ Oficina 1ª aula Ações eixo norteador
2ª aula Oficina 2ª aula Horta e ajardinamento
3ª aula Horta e ajardinamento 3ª aula Atividade física
Recreio Recreio
4ª aula Informática 4ª aula Apoio pedagógico/oficina
5ª aula Atividade física 5ª aula oficina
Momento coletivo Almoço (11h30min – 11h50min) Escovação (11h50min – 12h) Música/ jogos de mesa(12h– 12h30min) Informática/filme (12h – 12h30min)
AVALIAÇÃO
A avaliação do Projeto Ambial acontecerá bimestralmente juntamente com a elaboração e entrega do relatório das atividades com o objetivo de verificar a frequência e o aproveitamento de cada aluno. A presença dos pais poderá ser solicitada junto a escola contribuindo para avaliação e melhor andamento do projeto.
Referências
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Projeto Ambial. Disponível em . Acesso em 08 de fevereiro de 2014.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário